ISTAMBUL E CAPADÓCIA

PROGRAMA

1º Dia – Lisboa/Istambul 
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora prevista para a partida. Formalidades de embarque e partida em voo direto da Turkish Airlines com destino a Istambul. Chegada e transporte para o hotel selecionado. Alojamento.

2º Dia – Istambul
Pequeno-almoço no hotel. Saída para a visita panorâmica da parte histórica e moderna da cidade de Istambul. Tendo como ponto de partida a praça de Sultanahmet onde se pode fotografar a Mesquita Azul e Santa Sofia, passaremos pela estação de comboio Expresso do Oriente, Ponte de Galata até ao bairro Dolmabahçe e ao palácio. Chegados à Praça Taksim iniciaremos um passeio a pé pela Avenida (pedonal) de Istiklal com o Mercado de frutas e Legumes, Çiçek Pasaji e Igreja de San Antonio. Finalizamos com um passeio pelos bairros do Corno de Ouro e a visita da Mesquita de YeniCamii. Tarde livre. Alojamento no hotel.

3º Dia – Istambul
Pequeno-almoço no hotel. Dia inteiramente livre para descobrir esta cosmopolita cidade. Alojamento.

4º Dia – Istambul/Capadócia 
Pequeno-almoço no hotel. Manhã livre. Em hora a informar localmente, transporte para o aeroporto e embarque em voo doméstico da Turkish Airlines com destino a Kayseri. Receção e transporte para o hotel. Alojamento.

5º Dia – Capadócia
Pequeno-almoço no hotel. Dia completo para conhecer os pontos de maior interesse desta região onde a erosão dos dois vulcões já extintos, esculpiram formas que fazem deste um lugar único no mundo. Começamos pelo Vale de Goreme, um museu a céu aberto, cheio de tons rosa e branco, com as históricas “chaminés de fadas”, as cavernas foram construídas no séc. IV como mosteiros. Visita de algumas delas para apreciar os frescos Bizantinos que decoravam as antigas igrejas cristãs. Almoço. Já de regresso ao hotel, passagem pela Cidadela de Uchisar e também o Vale Pasabag. Ainda tempo para visitar centros de artesanato de tapeçarias e onyx, uma das atividades mais tradicionais em todo o Médio Oriente e em particular na Capadócia. Jantar e alojamento no hotel.

6º Dia – Capadócia
Pequeno-almoço no hotel. Pela manhã, visita ao vale de Kizilçukur, caminhada pela aldeia típica de Cavusin e da cidade subterrânea de Kaymakli que foi refúgio das populações durante o período de invasão, um verdadeiro labirinto organizado em vários andares. Almoço num restaurante local. Alojamento no hotel.

7º Dia – Capadócia/Istambul/Lisboa
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a informar localmente, transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voo doméstico da Turkish Airlines para a Istambul. Trânsito e partida com destino a Lisboa.

LOCALIZAÇÃO
A Turquia está localizada entre os 36º e 42º de Latitudes Norte e 26º e 45º de Longitude Leste. Com uma área de 783.602 km², possui uma superfície terrestre maior do que todos os seus paises vizinhos, exceto pelo Irã, e maior do que todos os paises europeus exceto pela Fedeção Russa. Um total de 3% de suas terras que estão localizada na Europa são denominadas Trakya (Trácia) e 97% das suas terras que estão localizadas na Ásia, são denominadas Anatólia. Existe uma diferença de tempo de 76 min. do leste ao oeste do país. A extensão territorial da Turquia é de 2.875 km e sua costa litorânea mede 8.333 km
Por estar localizada no ponto de interseção dos continentes Ásia, Europa e África, a Turquia transformou – se do ponto de vista geopolítico, em um dos países mais estratégicos do mundo. Por possuir a rota mais curta de passagem intercontinentais, o país é a única ponte entre as civilizações do ocidente e oriente. Como importante centro de comércios e rotas de migrações na Turquia encontramse ao leste: a Geórgia, Armênia, Azerbaijão e Irã; No oeste: a Bulgária e a Grécia e ao sul Síria e o Iraque.
A Turquia é banhada por três mares: Mar Negro, Mar Mediterrâneo e o Mar Egeu. O Mar de Mármara e os estreitos de Çanakkale e Istambul, são as preciosidades naturais da geografia deste país.

DOCUMENTAÇÃO
Todos os cidadãos nacionais que viajam para a Turquia deverão ser, obrigatoriamente, portadores de um passaporte válido no mínimo por um período de três meses, ou o Cartão de Cidadão e terem obtido o respectivo visto de entrada no país, o que poderão fazer à chegada no aeroporto ou, previamente, nos consulados e/ou nas secções consulares das Embaixadas da Turquia, bem como nos vários aeroportos internacionais do país.

SISTEMA MONETÁRIO
Lira turca (TRY) 1€=2,36 TRY.Os cartões de crédito são aceites em bancos, hotéis e lojas existem também várias caixas multibanco.

SAÚDE
Para mais informações sobre os cuidados de SAÚDE e CONSULTA DO VIAJANTE clique AQUI

CLIMA
Nas regiões do Mediterrâneo, do Egeu e do Mar da Mármara, os Verões são quentes e secos e os Invernos amenos. A maior parte das chuvas cai entre Novembro e Fevereiro. Em pleno Verão as temperaturas podem subir até aos 30 ºC mas a brisa marinha refresca a atmosfera. O litoral é o sítio ideal para quem não vive sem praia. No Mar Negro o clima é mais frio e chuvoso. Nas terras altas do interior os Verões são quentes e os Invernos frios e com neve. As montanhas podem ter neve inclusivamente no Verão. O clima do sudeste do país está influenciado pelo clima continental da Anatólia Central e o clima Mediterrânico. Os Verões são longos e quentes e os Invernos curtos e chuvosos.

GRATIFICAÇÕES
Nos restaurantes e bares, as contas não incluem gorjeta, sendo habitual dar 10% do preço das refeições ou bebidas. Durante os circuitos, normalmente dá-se 5€,/dia/pessoa, para o guia e motorista, não existindo obrigatoriedade nem valor fixo.

HORA LOCAL
Mais 2 horas que Portugal Continental

IDIOMA
Turco

ELECTRICIDADE
220 Volts, mesmo que em Portugal.

Descritas nas condições gerais em rodapé deste site.