ISTAMBUL & CRUZEIRO DE BODRUM

PROGRAMA

1ºDia – Lisboa / Istambul
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora prevista para o embarque. Formalidades e saída em voo direto da Turkish Airlines com destino a Istambul. Chegada, assistência pelo nosso representante local e transporte ao hotel selecionado. Alojamento.

2ºDia – Istambul / Bodrum
Após o pequeno-almoço, saída para um passeio pelo bairro Sultanahmet, antigo Hipodromo Romano e do qual mantém alguns vestígios como o Obelisco Egípcio e a Coluna Serpentina. Segue-se  visita a Basílica de Santa Sofia, uma imponente obra construída entre 532 e 537, pelo Império Bizantino para ser catedral de Constantinopla e que foi convertida em Mesquita em 1453 e passando a museu em 1935. Continuação para visita à Mesquita Azul (ou Mesquita do Sultão Ahmed), única em Istambul com seis minaretes. No seu interior encontram-se belos azulejos azuis de Izmir que lhe confere um dos nomes por que é conhecida. Almoço num restaurante local e transporte para o aeroporto. Após cumpridas as formalidades de embarque, saída em voo da Turkish Airlines com destino a Bodrum.
Chegada e transporte ao cais para entrada num dos tradicionais barcos de madeira, designados por Gulet e réplicas aumentadas dos barcos de pescadores de esponjas, adaptados a cruzeiros turísticos. Jantar e noite a bordo.

3ºDia – Bodrum / Orak / Çokertme
Pequeno-almoço. O capitão e a tripulação fornecerão algumas informações sobre o barco e a vida a bordo, para dar início a um cruzeiro com paisagens soberbas que só neste tipo de embarcação podem ser apreciadas, uma vez que permite entrar em enseadas e baías, onde os barcos maiores não chegam. Partida para a Ilha de Orak, conhecida pela fauna marinha e pelas águas cristalinas. Após algum tempo livre para desfrutar da maravilhosa água e continuação para Çokertme, uma pequena vila de pescadores por onde se poderá fazer um passeio a pé. Refeições a bordo e noite na enseada.

4ºDia – Yedi Adalar / Kufre
Após o pequeno-almoço, saída para Yedi Adalar a baía das ‘7 Ilhas’, lugar ideal para banhos, mergulho e repouso. Tempo também para passear por uma das ilhas antes de continuar a viagem para a baía de Kurfe onde se passará a noite. Refeições a bordo.

5ºDia – Kufre / Tuzla / Longoz / Karacasogut
Pequeno-almoço e saída para Tuzla. O almoço sará servido na baía de Longoz, com semelhanças de fiorde e onde se poderá tomar um café ‘Chez Ali Baba’ . De tarde saída para Karaca Sogut, charmoso porto de recreio e muito conhecido pelos seus bares, restaurantes e lojas. Possibilidade de efetuar uma excursão opcional a Caunos-Daylan.
Jantar e noite a bordo.

6ºDia – Ilha de Sedir (Kedrae) / Degirmen Buku
Após o pequeno-almoço partida em direção à pequena Ilha de Sedir com uma bonita praia e também conhecida
Por Ilha da Cleópatra pois era aqui que a última rainha do Egipto se encontrava com Marco António, que segundo a lenda terá trazido para esta praia areia das margens do Nilo. Depois do almoço saída para Degirmen Buku, porto inglês que serviu de refúgio às patrulhas inglesas durante a segunda guerra mundial  e encantador lugar para fotografias, banhos e passeios a pé.  Jantar e noite a bordo na enseada.

7ºDia – Baía de Kargili / Alakisla / Kesebuku
Depois do pequeno-almoço navegação até a Baía de Kargili atravessando a grande Baía de Gokova. PARAGEM EM Alakisla para visitar as ruinas bizantinas na praia e continuação para a enseada de Kesebuku. Refeições e noite a bordo.

8ºDia – Pabucburnu / Yaliciftlik / Bodrum
Pequeno-almoço e saída para Pabucburnu desfrutar das magníficas águas, seguindo até Yaliciftlik onde sse poderá visitar uma aldeia típica turca (visita opcional). Almoço, tempo livre e continuação do regresso a Bodrum a antiga Halicarnassus. Chegada ao porto, jantar e alojamento a bordo.

9ºDia – Bodrum / Istambul / Lisboa
Após o pequeno-almoço e em hora a informar localmente, transporte ao aeroporto para embarque em voo da Turkish Airlines para Istambul. Mudança de avião e embarque com destino a Lisboa.
A vida a bordo :
– O itinerário ou a ordem das visitas podem ser alterados devido às condições climatéricas.
– Só existem cabines duplas e individuais, em geral 4 a 8 por barco, com beliches ou cama de casal, WC e duche privados. Não têm ar condicionado.
– Dada a dimensão dos barcos o contacto com os restantes participantes, que podem ser de várias nacionalidades, e com a tripulação é permanente.
– As bebidas às refeições não estão incluídas. Serão fornecidas pela tripulação e pagas no final do cruzeiro.
– Refeições – Pequeno-almoço: Chá, café, compotas, mel, pão, azeitonas, queijo, tomate, pepino e ovos. /Almoço e jantar: gastronomia turca, incluindo saladas, pratos de carne e peixe, massas, fruta ou doce.
– Tripulação : Sempre presente durante o cruzeiro, é composta pelo capitão e um ou dois marinheiros que confecionam as refeições e preparam as cabines.
– Dentro do barco deve usar-se sapato com sola de borracha
– É proibido fumar nas cabines.
– Aconselha-se o uso de uma mala pequena.

A não esquecer :
– Creme solar; óculos de sol; repelente de insetos; toalhas de banho e de toilette.

LOCALIZAÇÃO
A Turquia está localizada entre os 36º e 42º de Latitudes Norte e 26º e 45º de Longitude Leste. Com uma área de 783.602 km², possui uma superfície terrestre maior do que todos os seus paises vizinhos, exceto pelo Irã, e maior do que todos os paises europeus exceto pela Fedeção Russa. Um total de 3% de suas terras que estão localizada na Europa são denominadas Trakya (Trácia) e 97% das suas terras que estão localizadas na Ásia, são denominadas Anatólia. Existe uma diferença de tempo de 76 min. do leste ao oeste do país. A extensão territorial da Turquia é de 2.875 km e sua costa litorânea mede 8.333 km
Por estar localizada no ponto de interseção dos continentes Ásia, Europa e África, a Turquia transformou – se do ponto de vista geopolítico, em um dos países mais estratégicos do mundo. Por possuir a rota mais curta de passagem intercontinentais, o país é a única ponte entre as civilizações do ocidente e oriente. Como importante centro de comércios e rotas de migrações na Turquia encontramse ao leste: a Geórgia, Armênia, Azerbaijão e Irã; No oeste: a Bulgária e a Grécia e ao sul Síria e o Iraque.
A Turquia é banhada por três mares: Mar Negro, Mar Mediterrâneo e o Mar Egeu. O Mar de Mármara e os estreitos de Çanakkale e Istambul, são as preciosidades naturais da geografia deste país.

DOCUMENTAÇÃO
Todos os cidadãos nacionais que viajam para a Turquia deverão ser, obrigatoriamente, portadores de um passaporte válido no mínimo por um período de três meses, ou o Cartão de Cidadão e terem obtido o respectivo visto de entrada no país, o que poderão fazer à chegada no aeroporto ou, previamente, nos consulados e/ou nas secções consulares das Embaixadas da Turquia, bem como nos vários aeroportos internacionais do país.

SISTEMA MONETÁRIO
Lira turca (TRY) 1€=2,36 TRY.Os cartões de crédito são aceites em bancos, hotéis e lojas existem também várias caixas multibanco.

SAÚDE
Para mais informações sobre os cuidados de SAÚDE e CONSULTA DO VIAJANTE clique AQUI

CLIMA
Nas regiões do Mediterrâneo, do Egeu e do Mar da Mármara, os Verões são quentes e secos e os Invernos amenos. A maior parte das chuvas cai entre Novembro e Fevereiro. Em pleno Verão as temperaturas podem subir até aos 30 ºC mas a brisa marinha refresca a atmosfera. O litoral é o sítio ideal para quem não vive sem praia. No Mar Negro o clima é mais frio e chuvoso. Nas terras altas do interior os Verões são quentes e os Invernos frios e com neve. As montanhas podem ter neve inclusivamente no Verão. O clima do sudeste do país está influenciado pelo clima continental da Anatólia Central e o clima
Mediterrânico. Os Verões são longos e quentes e os Invernos curtos e chuvosos.

GRATIFICAÇÕES
Nos restaurantes e bares, as contas não incluem gorjeta, sendo habitual dar 10% do preço das refeições ou bebidas. Durante os circuitos, normalmente dá-se 5€,/dia/pessoa, para o guia e motorista, não existindo obrigatoriedade nem valor fixo.

HORA LOCAL
Mais 2 horas que Portugal Continental

IDIOMA
Turco

ELECTRICIDADE
220 Volts, mesmo que em Portugal.

Descritas nas condições gerais em rodapé deste site.