ISTAMBUL & AS PÉROLAS DA TURQUIA

PROGRAMA

1º Dia – Lisboa/Istambul
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora prevista para a partida. Formalidades de embarque e partida em voo direto da Turkish Airlines com destino a Istambul. Chegada, assistência e transporte para o Hotel Klas. Alojamento.

2º Dia – Istambul
Após o pequeno-almoço no hotel, visita ao Bazar Egípcio (Mercado das Especiarias), seguida de um Cruzeiro no Bósforo que permite admirar a magnifica costa com os seus palácios, fortalezas, jardins e tradicionais casas de madeira. Almoço num restaurante local. De tarde visita ao Palácio Topkapi que foi o centro do poder do Império Otomano durante quase 400 anos, lugar histórico de grande importância que associado às infinitas riquezas que encerra, fazem dele o museu mais visitado da Turquia e um dos mais visitados da Europa. (inclui a secção do Tesouro / não inclui a secção do Harem). Antes de regressar ao hotel, tempo para visitar o Grande Bazar Coberto que remonta ao século XV e que tem mais de 2.000 lojas sob um mesmo teto.

3º Dia – Istambul / Capadócia
Pequeno-almoço no hotel e saída para visitar o bairro Sultanahmet que ocupa o lugar do antigo Hipodromo Romano e do qual podemos ver alguns vestígios, como o obelisco egípcio e a coluna serpentina. Continuação para a Mesquita Azul (ou Mesquita do Sultão Ahmed), única em Istambul com seis minaretes. No seu interior encontram-se belos azulejos azuis de Izmir que lhe confere um dos nomes por que é conhecida. De seguida a Basílica de Santa Sofia, uma imponente obra construída entre 532 e 537, pelo Império Bizantino para ser catedral de Constantinopla e que foi convertida em Mesquita em 1453, passando a museu em 1935.
Após o almoço, transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voo doméstico da Turkish Airlines em direção a Kayseri. Chegada e transporte ao Hotel Avrasya . Jantar e alojamento.

4º Dia – Capadócia
Pequeno-almoço no hotel. Dia completo para conhecer os pontos de maior interesse desta região onde a erosão dos dois vulcões já extintos, esculpiram formas que fazem deste um lugar único no mundo. Começamos pelo Vale de Goreme, um museu a céu aberto, cheio de tons rosa e branco, com as históricas “chaminés de fadas”, as cavernas foram construídas no séc. IV como mosteiros. Visita de algumas delas para apreciar os frescos Bizantinos que decoravam as antigas igrejas cristãs. Almoço. Continuação com a visita à cidade subterrânea de Kaymakli, esculpida na rocha. Finalmente e de regresso ao hotel, passagem pela Cidadela de Uchisar e também o Vale Pasabag. Ainda tempo para visitar centros de artesanato de tapeçarias e onyx, uma das atividades mais tradicionais em todo o Médio Oriente e em particular na Capadócia. Jantar e alojamento no hotel.

5º Dia – Capadócia/Konya/Pamukkale

Pequeno-almoço no hotel. Saída para a antiga capital do Império Seljucida -Konya e durante o trajeto, passagem pelo Caravanseray “Sultanhan”, fortificação imponente utilizada para proteção dos comerciantes e viajantes. Chegada a Konya e visita do Museu de Mevlana, o grande poeta místico e líder espiritual islâmico, que fundou a Ordem Mevlevi. Após o almoço, continuação para Pamukkale, a fortaleza de algodão, que se eleva acima do fértil vale de Menderes. As suas famosas piscinas termais de origem calcária, são um verdadeiro postal turístico desta região. Jantar e alojamento no Hotel Pam Thermal.

6º Dia – Pamukkale/Hierapolis/Afrodisias/Kusadasi
Após o pequeno-almoço no hotel, passeio pelas ruínas da antiga Hierapolis, cidade romana. Partida para Kusadasi com almoço durante o percurso. De tarde visita de Aphrodisias, a cidade antiga dedicada à deusa do amor Afrodite e que está notavelmente bem preservada. Chegada a Kusadasi, jantar e alojamento no Hotel
Tathises
.

7º Dia – Kusadasi / Istambul

Pequeno-almoço no hotel. Visita das ruínas de Efesos, que desempenharam um importante papel no desenvolvimento da arquitetura, religião, sistemas económicos e artes : o Agora, o Odeon, a Fonte de Trajan, o templo de Hadriano, o teatro, e biblioteca de Celsus e a casa da Virgem onde se presume que a Virgem Maria terá passado os seus últimos anos de vida, declarada relíquia pela Igreja Católica em 1896. Almoço num restaurante local. De tarde visita das ruinas da basílica de são João e paragem num centro de produção de artigos em couro. Transporte para o aeroporto de Izmir para embarque em voo da Turkish Airlines com destino a Istambul. Chegada e transporte ao Hotel Klas. Alojamento.

8º Dia – Istambul/Lisboa
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a determinar localmente, transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo direto da Turkish Airlines com destino a Lisboa.

LOCALIZAÇÃO
A Turquia está localizada entre os 36º e 42º de Latitudes Norte e 26º e 45º de Longitude Leste. Com uma área de 783.602 km², possui uma superfície terrestre maior do que todos os seus paises vizinhos, exceto pelo Irã, e maior do que todos os paises europeus exceto pela Fedeção Russa. Um total de 3% de suas terras que estão localizada na Europa são denominadas Trakya (Trácia) e 97% das suas terras que estão localizadas na Ásia, são denominadas Anatólia. Existe uma diferença de tempo de 76 min. do leste ao oeste do país. A extensão territorial da Turquia é de 2.875 km e sua costa litorânea mede 8.333 km
Por estar localizada no ponto de interseção dos continentes Ásia, Europa e África, a Turquia transformou – se do ponto de vista geopolítico, em um dos países mais estratégicos do mundo. Por possuir a rota mais curta de passagem intercontinentais, o país é a única ponte entre as civilizações do ocidente e oriente. Como importante centro de comércios e rotas de migrações na Turquia encontramse ao leste: a Geórgia, Armênia, Azerbaijão e Irã; No oeste: a Bulgária e a Grécia e ao sul Síria e o Iraque.
A Turquia é banhada por três mares: Mar Negro, Mar Mediterrâneo e o Mar Egeu. O Mar de Mármara e os estreitos de Çanakkale e Istambul, são as preciosidades naturais da geografia deste país.

DOCUMENTAÇÃO
Todos os cidadãos nacionais que viajam para a Turquia deverão ser, obrigatoriamente, portadores de um passaporte válido no mínimo por um período de três meses, ou o Cartão de Cidadão e terem obtido o respectivo visto de entrada no país, o que poderão fazer à chegada no aeroporto ou, previamente, nos consulados e/ou nas secções consulares das Embaixadas da Turquia, bem como nos vários aeroportos internacionais do país.

SISTEMA MONETÁRIO
Lira turca (TRY) 1€=2,36 TRY.Os cartões de crédito são aceites em bancos, hotéis e lojas existem também várias caixas multibanco.

SAÚDE
Para mais informações sobre os cuidados de SAÚDE e CONSULTA DO VIAJANTE clique AQUI

CLIMA
Nas regiões do Mediterrâneo, do Egeu e do Mar da Mármara, os Verões são quentes e secos e os Invernos amenos. A maior parte das chuvas cai entre Novembro e Fevereiro. Em pleno Verão as temperaturas podem subir até aos 30 ºC mas a brisa marinha refresca a atmosfera. O litoral é o sítio ideal para quem não vive sem praia. No Mar Negro o clima é mais frio e chuvoso. Nas terras altas do interior os Verões são quentes e os Invernos frios e com neve. As montanhas podem ter neve inclusivamente no Verão. O clima do sudeste do país está influenciado pelo clima continental da Anatólia Central e o clima
Mediterrânico. Os Verões são longos e quentes e os Invernos curtos e chuvosos.

GRATIFICAÇÕES
Nos restaurantes e bares, as contas não incluem gorjeta, sendo habitual dar 10% do preço das refeições ou bebidas. Durante os circuitos, normalmente dá-se 5€,/dia/pessoa, para o guia e motorista, não existindo obrigatoriedade nem valor fixo.

HORA LOCAL
Mais 2 horas que Portugal Continental

IDIOMA
Turco

ELECTRICIDADE
220 Volts, mesmo que em Portugal.

Descritas nas condições gerais em rodapé deste site.